SEO na AppStore

App Store Optimization é o processo de otimização de um aplicativo para os mecanismos de busca para as App Stores. Assim como no SEO tradicional, é possível otimizar um app para que ele fique o mais próximo possível do primeiro lugar nas buscas. Para os "appreendedores" é sempre uma grande dificuldade ser encontrado no mar de aplicativos - já são mais de 1,2 mi de apps na Apple e 1,6 mi no Google Play -, então o ASO se tornou uma estratégia essencial para o sucesso. O objetivo final desse trabalho é sempre aumentar o número de downloads. O momento é muito bom para isso porque a grande maioria dos aplicativos ainda não começou nenhuma ação no sentido, então o diferencial competitivo vai ser de quem entrar na maratona primeiro.

Dentre as lojas, o Google Play tem o algoritmo mais avançado - afinal, é o Google -, onde não existe campo de keywords e eles dão mais peso para dados mais relevantes como engajamento, taxa de desinstalação, social signals (likes no G+, por exemplo) e menções de outros sites, além de ser o único por enquanto que permite adicionar um vídeo à página de promoção do seu app. Já a Apple App Store e a Windows Store são ambientes bastante fechados, e os fatores de rankeamento estão mais voltados para os metadados (título, keywords, descrição, ratings, número de downloads) do app. Essas lojas tendem a exibir o fenômeno "bola de neve" com frequência, já que basicamente quanto mais downloads e reviews você tiver, mais você terá.

Ações pontuais

Nas lojas

  • Classificação - Baixe o aplicativo e dê uma nota boa, faça comentários positivos, incentive seus colegas e usuários a fazerem o mesmo pois as lojas posicionam melhor aplicativos bem avaliados
  • Número de downloads - Utilize ações de marketing, algumas abaixo, para aumentar a quantidade de downloads e tornar seu aplicativo popular. Os primeiros aplicativos a aparecer são os mais populares.
  • Nome e descrição - O nome do seu aplicativo deve ser o mais próximo possível do que a maioria dos usuários irão procurar. Por exemplo, se o seu jornal se chama "Jornal Legal" o ideal é que o nome do seu aplicativo seja "Jornal Legal".
  • Ícones e Screenshots - Os screenshots e os ícones devem ser simples, mostrando exatamente o que o leitor vai encontrar quando baixar o aplicativo. Se o usuário baixar um app que não corresponde com o que ele viu o app será desinstalado, caindo no ranking da loja.
  • Buscas e nomes - Muitas vezes o seu aplicativo será um nome composto, como "Revista do Planeta" e não apenas "Planeta". Nestes casos, oriente o seu leitor a utilizar aspas duplas na busca para utilizar uma busca exata pois se ele pesquisar por "revista do planeta" sem as aspas e o seu aplicativo ainda não for popular as lojas vão mostrar primeiro os mais populares que possuem as palavras revista e planeta, então se existir alguma revista chamada "Planeta terra" mas que seja bem popular na categoria de revistas ele aparecerá primeiro.
  • Recomende no Google - No caso dos apps para Android o google exibe o botão de "Recomende isto no Google", faça isso e encoraja seus colegas, quanto maior a quantidade de recomendações maior a popularidade.

Fora das lojas

  • Divulgação - Coloque links para o aplicativo na capa do site, no topo. Diferencie os links para Android e IOS
  • QRCode - Crie QRCodes dos aplicativos e coloque no jornal/revista impress
  • Facebook - O facebook possui um tipo de publicidade paga chamada "Aplicativo sugerido", utilize-a e invista algum dinheiro em publicidade.
  • Páginas exclusivas - No MavenApp você pode enviar páginas exclusivas para aparecerem somente nos aplicativos, use isso como diferencial e crie chamadas na versão impressa para "Para ler mais sobre essa matéria" ou "Para assistir o vídeo exclusivo" baixe o aplicativo em...
  • Página de aplicativos - Crie uma página fácil de localizar no seu site apenas para os aplicativos, como por exemplo www.jornal.com.br/aplicativos ou www.jornal.com.br/apps e nesta página crie links e ícones de fácil localização dos apps da Google e Apple, mostre como vai funcionar a navegação, explique para o leitor quais as vantagens. Porque isso é importante? Quem quiser procurar no google por "nome do meu jornal aplicativo" vai chegar nesta landing page rapidamente - exemplo: http://www.gazetadopovo.com.br/tablets/
  • Promoções - Crie promoções para os leitores, como por exemplo "Baixe o aplicativo e faça uma resenha/review com a hashtag #promojornal e concorra a XX"
  • Adwords - Crie ações no adwords para o seu aplicativo quando um leitor procurar pelo seu jornal. Muitas pessoas procuram o jornal ou revista no google para saber qual é o endereço do site, então, se o seu jornal é "jornal do mundo", patrocine essa frase no Adwords e coloque um anúncio "Baixe o app do Jornal do Mundo no iPad" - No adwords você pode restringir para os anúncios aparecerem apenas quando for utilizado o dispositivo iPad, alcançando assim de forma mais fácil o público alvo.
  • Splash no site - Modifique a capa do seu site. Detecte se o acesso originou de um iPad ou um Android e mostre uma capa antes da tela principal incentivando a baixar o aplicativo, assim quem utilizar um dispositivo mobile para acessar o seu site verá uma capa logo de cara com os botões para instalar os aplicativos.
  • Metatag twitter - Utilize as chamadas AppCards se o conteúdo do seu site é compartilhado no twitter com frequência. Leia mais aqui: https://dev.twitter.com/cards/types/app - Com os Appcards o twitter exibe um botão para instalar o seu aplicativo quando um conteúdo do site for compartilhado e quem está utilizando o app do twitter no mobile pode instalar rapidamente.

Ainda sobre a divulgação, é importante fazer a divulgação do seu aplicativo nos sites e Redes Sociais, visando gerar um número maior de downloads (Facebook, Twitter, Pinterest etc.). O volume de downloads influencia nos mecanismos de busca das lojas, principalmente a taxa de crescimento nos últimos 30 dias, para que o APP fique bem posicionado no ranking. Se o volume cair, a posição do APP no ranking também cai. Por isso, a divulgação constante do seu APP é fundamental para o sucesso de busca dentro da loja.

E o mais importante de tudo, se o seu aplicativo é novo, se foi criado há poucas semanas, levará tempo até que o seu app suba no ranking das lojas e se torne popular, exigindo esforço e paciência mas os resultados acabam valendo a pena.