Abaixo você pode conferir as posições e formatos de mídia suportados pela plataforma MavenGaz.
EM BREVE: Colocaremos aqui um midia kit de exemplo com as posições abaixo
Formatos suportados
As peças podem ser arquivos JPG, PNG, GIF ou ainda código em html/javascript. Caso você receba um código em javascript, certifique-se que você informou para a agência ou cliente sobre as limitações de tamanho para o espaço onde a mídia irá aparecer. No caso do Google AdSense, utilize sempre a opção de publicidade "responsiva". Mais abaixo fizemos um guia de boas práticas para você enviar para a agência ou cliente que deseja criar uma peça em html.
Atenção: A programação abaixo é exclusiva para o portal de notícias.
Programação para mídias
Você poderá escolher as seguintes opções para as suas mídias:
- Menu - Escolha em quais seções do site (menus) a mídia poderá aparecer. Por exemplo, um patrocinador de "Esportes" só irá aparecer na home de notícias do menu "Esportes".
- Páginas - Se você criar alguma landing page ou alguma página especial e esta for patrocinada você também pode inserir mídias em páginas especiais.
- Dispositivos - Você pode escolher uma ou todas as opções entre: Computadores, Tablets, Smartphones e Aplicativo. Caso o seu anunciante queira divulgar uma campanha apenas no mobile você pode vender mídia tanto para o acesso responsivo em tablets e smartphones quanto o acesso via aplicativo iOS e Android.
- Agendamento -
Especificações técnicas
As localizações abaixo foram projetadas para a primeira versão do MavenGaz. Iremos criar ainda outras opções e locais comuns.
- Peso máximo dos anúncios: Desktop / Tablet: 150KB (DESCOMPACTADO) e Mobile (mWEB ou aplicativo) 40kB (DESCOMPACTADO)
- Extensões aceitas: JPG, PNG, GIF ou código HTML/Javascript. Não se aceitam animações em Flash.
- Randomicidade: Você irá gerenciar quantas mídias poderão aparecer na mesma posição em determinado período.
- Tamanhos: Os tamanhos abaixo são apenas recomendados, mas você tem a liberdade de criar seus padrões, apenas cuide para não deformar o layout. Lembrar que o tamanho poderá ser redimensionado para acesso responsivo em tablets e smartphones.
Posição | Tamanho(máx) | Dispositivos | O que é |
---|---|---|---|
Cabeçalho | 560x60 | Apenas portal web PC e mobile | Mídia no topo do site, ao lado do logotipo do jornal |
Central Corpo | 1024x90 | Portal web e aplicativos | Após o menu, antes das manchetes e notícias |
Final de conteúdo | 700x40 | Portal web e aplicativos | No final de matérias, logo após o fim do texto, antes dos comentários |
Início de conteúdo | 768x60 | Portal web e aplicativos | No início de uma matéria, logo após o título e a chamada antes do texto |
Janela Popup | 500x500 | Apenas portal web PC, não abrimos janela no mobile | Janela com publicidade. O fundo é escurecido e o leitor deve clicar para fechar |
Lateral Superior | 300xlivre | Apenas portal web PC e mobile | Em páginas que possuem barra lateral, a mídia aparece no topo. |
Lateral Central | 300xlivre | Apenas portal web PC e mobile | Em páginas que possuem barra lateral, a mídia aparece no centro. |
Lateral Inferior | 300xlivre | Apenas portal web PC e mobile | Em páginas que possuem barra lateral, a mídia aparece no final da lateral. |
Rodapé | 768x60 | Apenas portal web PC e mobile | No rodapé das páginas, junto com o mapa do site, após o fim de qualquer conteúdo |
Publicidade nativa : Você pode também criar matérias e marca-las como "Patrocinada", informando o nome do patrocinador e criando conteúdo personalizado pago.
Guia para publicidade em HTML/Javascript
Envie o guia abaixo para a agência ou cliente. Os termos e instruções foram escritos para que o designer ou o programador do anúncio possa compreender o que usar e o que não usar. Não utilizar as boas práticas descritas neste documento pode impactar negativamente o funcionamento do anúncio e da página. Além de prejudicar a experiência do usuário. A construção da peça não pode depender de qualquer outro elemento da página ou bibliotecas javascript externas. Fontes, CSS, JS, HTML e imagens devem ser enviadas no pacote da peça.
O banner HTML5 deve ter todas suas referências externas como relativas. É importante lembrar que o anúncio será veiculado em páginas mais complexas e com diversos elementos, portanto é fundamental que o funcionamento do banner seja compatível com o SafeFrame do DFP: https://support.google.com/dfp_premium/answer/6023110
Sugerimos para a criação e conversão - de peças publicitárias em HTML5 - as opções abaixo:
- Doubleclick Studio Layouts: Templates "Plug n' play", sem nenhum desenvolvimento/código. Demo - HTML5 YouTube Masthead; Desktop, Tablet e Mobile
- GWD (Google Webdesigner): Diferentemente do Doubleclick Studio, são 100% customizáveis. Serve de ponto de partida e existem mais de 30 templates em vários formatos e tamanhos. https://support.google.com/webdesigner/
- Vanilla HTML5: http://www.cssreflex.com/2014/01/vanilla-html-minimal-semantic-html5-framework.html
- Flash CC: Também pode exportar HTML5, https://helpx.adobe.com/flash/using/creating-publishing-html5-canvas-document.html.
- Scripts
Não recomendamos: Usar frameworks javascript como jQuery, Prototype, YUI, Dojo, MooTools, EXTJS e AngularJS pois a probabilidade da página já utilizar um desses recursos é grande e o uso em um anúncio pode comprometer o funcionamento da página ou de outros anúncios. Não recomendamos o uso de jQuery pois além de comprometer outras funcionalidades da página, serão adicionados 97KB e neste caso pode-se optar por zepto.js que conta com as principais funções e mesma sintaxe, porém com 9.1KB. Quando possível tentem sempre utilizar código javascript puro.
Recomendamos: Minifying, existem ferramentas online que fazem a compressão (minifying) de scripts, além disso os principais editores de código também contam com essa funcionalidade.
- Imagens
Muitos efeitos (como o gradiente) são possíveis com o uso de CSS. (http://www.cssmatic.com/gradient-generator e http://www.w3schools.com/css/) Para uso de vetores a melhor opção é PNG O uso de PNG e JPG como 'Save for web do Photoshop', não usam a melhor compreensão. logo experimente outras opções como TinyPNG (https://tinypng.com/ ) e TinyJPG (https://tinyjpg.com/)
Obs: O uso de animações utilizando o SVG não é recomendado, utilizem canvas.
- Fontes
Fontes fora do padrão do sistema acrescentarão diversos KBs ao anúncio, podendo aumentar consideravelmente o tempo de carregamento. Sempre que possível utilize suas fontes como imagens/vetor ou defina-as em classes css especificas.
Google Fonts: (https://developers.google.com/fonts/docs/getting_started): Biblioteca com 698 fontes para uso livre ou integrado ao Google Web Designer.
Fontsquirrel: (http://www.fontsquirrel.com/tools/webfont-generator ): Faz a conversão de fontes proprietárias para formatos WebFonts, reduzindo o peso.
Font Subsetting: http://demosthenes.info/blog/878/Slash-Page-Load-Times-With-CSS-Font-Subsetting: Técnica para reduzir peso de fontes, utilizando apenas o necessário
- CSS
Nunca use CSS em tags globais como: body, div, span. Isso pode interferir na página e essa boa prática garante que o CSS será aplicado apenas nos elementos corretos do seu anúncio. Coloque CSS in-line ou crie seus próprios IDs ou Classes que não sejam genéricos. Por ex: container, wrapper, header, etc.
- Vídeo
Para o uso de vídeo, recomendamos o uso do player do Youtube embedado. Além disso com algumas restrições abaixo:
Autoplay: Não recomendamos o uso pois o visitante acaba sendo obrigado a consumir o vídeo. Browsers como Safari e Opera não aceitam este atributo, assim como iPad e iPhone.
Poster: É importante adicionar o thumb enquanto o vídeo não é carregado.
Controls: Caso não desenvolva os próprios controles, este atributo é necessário para que o usuário tenha o controle do vídeo.
Track: Se houver a necessidade de legenda externa nos vídeos, deve-se observar que esta tag funciona apenas nos browsers abaixo a partir das versões: - Google Chome 18+ - Internet Explorer 10+ - Mozilla Firefox: 31+ - Safari 6+ - Opera 15+
- Browsers Suportados
Todos os browsers modernos suportam o uso de HTML5: - Chrome 40+ - Firefox 35+ - Internet Explorer 10+ (incluindo Edge) - Opera 20+ - Safari 7.0+
É essencial que todos anúncios funcionem nos determinados browsers e versões.
Este site: https://html5test.com/results/desktop.html mostra a classificação de cada browser e versão e seu desempenho.
- Backup
Os anúncios devem servir imagem de backup para os browsers que não oferecem suporte à HTML5. O mesmo deve ocorrer se algum recurso externo não esteja disponível. Por exemplo no uso de XML para peças dinâmicas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo