Como integrar seu APP ao Google Analytics?

Modificado em Qua, 16 Abr na (o) 12:37 PM

Para que serve a integração: 


A integração com o Google Analytics é muito importante, pois além dos relatórios disponibilizados na plataforma, o Google Analytics consegue trazer mais informações detalhadas de uso do aplicativo:


Passo 1: Criando uma conta no Google Analytics

Para criar sua conta no Google Analytics (caso ainda não tenha), tenha certeza de que você possui uma conta Google - de preferência a conta desenvolvedor usada para a criação do seu aplicativo - e acesse o site https://www.google.com/analytics/ . Em seguida, clique em "Fazer login" como mostra o print abaixo:





Caso você ainda não tenha uma conta, será necessário clicar em "Comece hoje mesmo":



Atenção: Dê preferência para logar / usar a sua conta "desenvolvedor", aquela mesma que você utilizou para a criação do seu aplicativo na Google. Assim, você usará apenas um e-mail para gerenciar todas as informações referentes ao seu app.


Passo 2: Configurando sua conta Google Analytics

A criação da conta inicia com o processo de configuração da nova conta. Você verá uma tela com 5 etapas, sendo:



1- Criação de contas: Na primeira etapa de configuração, adicione o nome da conta

Sugerimos que você utilize o nome do seu Jornal / Revista ou similar, para entendimento do que se refere os dados - Você poderá ter várias contas vinculadas num mesmo e-mail, então esse é um campo importante para sua organização no futuro.


2- Criação da propriedade: Na segunda etapa você deve preencher os dados da Propriedade, ou seja, do "produto" a qual você irá vincular na sua conta - seu aplicativo.



Sugerimos que você adicione como nome da "propriedade" o tipo de produto + o nome do seu aplicativo. Exemplo: "App Jornal Hubchannel"
Você poderá editar os detalhes depois, na página "Administrador". Mas é importante que você preencha todos os campos para poder ir para próxima etapa.


3- Detalhes comerciais: Na terceira etapa o Google solicita informações básicas sobre sua empresa, como Setor e Tamanho da empresa



4- Objetivos de negócios: Aqui é a parte onde você vai definir quais são os dados que você vai querer monitorar e, conseguentemente, extrair relatórios sobre para insights de novas estratégias e melhor uso dos seus recursos na plataforma contratada (seu app)


Você pode - e deve - selecionar mais de uma opção, para ter certeza de que o Analytics vai retornar todos os dados que você tem interesse.


Após o preenchimento dessa etapa, você verá um pop-up abrir na tela, com os Termos de Uso do Google Analytics. Para prosseguir você deverá clicar no check-bok indicando que está de acordo e depois confirmar o aceite, clicando em "Aceito":



5- Coleta de dados: Chegamos na última etapa da criação da conta. 


Essa etapa não é obrigatória para finalizar a criação da sua conta. Você pode selecionar "Pular por enquanto" e deixar a configuração das versões do app para depois - você vai precisar de acesso a dados da sua conta desenvolvedor para conseguir realizar tais configurações




Pronto, sua conta está criada! Você já tem uma conta e uma propriedade.


obs: Caso você tenha acesso aos dados da sua conta desenvolvedor e as especificações do seu app, poderá ir adiante e definir de onde os dados devem ser coletados. Estamos criando a conta para a coleta de dados vindos do app, então selecione as versões do app que você terá:



Caso você tenha o app publicado em apenas uma das lojas (Android - Google ou iOS - Apple), você pode selecionar apenas a loja em que ele está publicado.


Após selecionar quais versões (Android e/ou iOS) você gostaria de integrar em sua conta do Analytics, você será direcionado para aba de adição dos aplicativos em suas versões indicadas:


 

O Google Analytics usa o SDK do Firebase, que dá acesso à maioria dos recursos do Firebase e inclui o Google Analytics para apps Android e iOS


Basta seguir com o preenchimento dos campos indicados para registro do app e você tera todas as configurações concluídas, além da conta criada.




Ainda tem dúvidas ou precisa de apoio para finalizar o processo? Não se preocupe, nosso time de suporte ao cliente está a disposição para agendamento de uma vídeo chamada para que possamos realizar juntos o passo a passo deste tutorial. Para solicitar apoio do time de suporte, clique aqui.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo